A soja na alimentação do vegetariano


Para quem pretende ser vegetariano, mas acha que vai sentir muita falta da carne, uma boa opção é utilizar a soja. Acrescentada aos pratos, ela dá uma consistência, aparência e até mesmo um sabor parecido com o da carne. Quem come quase não percebe a diferença.
A soja também é muito utilizada pelos Veganos, que são os vegetarianos que além de não consumir a carne, também não consomem ovos, leite e derivados.
Além das receitas à base de soja, também existe o leite de soja, o Tofu (que é um queijo de soja), sucos à base de soja, entre outros. 

Vou postar aqui pra vocês algumas receitas feitas com o grão, muito gostosas, fáceis de fazer e que eu já fiz várias vezes. Espero que gostem!


* Almôndega vegetariana



  • Ingredientes:

2 xícaras de proteína texturizada de soja (uso da marca Sora);
1 colher de sopa de farinha de trigo;
1 ovo;
Cheiro verde à gosto;
1 cebola pequena;
1 caldo de legumes (uso Knor Vitale);
2 dentes de alho socados;
Óleo para fritar;
Molho de tomate pronto (uso Pomarola 100% natural clássico).

  • Modo de preparo:

Coloque a soja de molho em água quente para hidratar por 20 minutos. Esprema e reserve.
Em uma vasilha misture a soja aos temperos bem picadinhos (cheiro verde, alho e cebola) e também o caldo de legumes triturado. Se achar que precisa de mais sal, coloque. Acrescente o ovo inteiro e misture. Coloque uma colher de sopa de farinha de trigo. Misture até formar uma massa. Se achar que não deu liga, coloque mais ovo e farinha até formar uma massa. Vá controlando para saber o ponto. Tem que ficar no ponto de enrolar para formar bolinhas que na hora de fritar não desmanchem.
Faça as bolinhas e leve para fritar em óleo já quente. Depois leve para cozinhar no molho de tomate, o suficiente para cobrir as almôndegas, somente até dar uma fervura. Acho que uns 2 pacotes do molho é o suficiente, aí vai depender se gosta de mais molho ou não.


Bom Apetite!


* Quibe assado vegetariano

  • Ingredientes:

2 xícaras de soja texturizada;
2 xícaras de trigo para kibe;
1 cebola média picada;
1 maço de hortelã picado;
2 dentes de alho;
1 caldo de legumes;
200 ml de azeite extra-virgem;
Sal (somente se achar que ficou sem tempero).

  • Modo de preparo

Coloque a soja de molho na água quente por vinte minutos para hidratar. A soja vai inchar e absorver a água. Coloque água suficiente para cobrir a soja.
Coloque o trigo de molho em água fria para amolecer, durante 20 minutos. Esprema os dois e reserve.

No liquidificador, bata a hortelã, o alho, a cebola, o caldo de legumes e o azeite. Se achar que precisa de mais sal, coloque.
Bata tudo até formar um creme, não muito grosso e nem muito ralo. Essa textura tem que ser controlada com o azeite, por isso, vá adicionando aos poucos. Depois, em uma vasilha, misture esse creme ao trigo e à soja espremidos. Coloque em uma tabuleiro e leve para assar por cerca de 30 minutos em forno médio. Não precisa untar o tabuleiro.

Bom Apetite!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cinta modeladora: conheça os seus benefícios para o corpo e para a postura

Pulseira de prata masculina

Novas tendências de óculos escuros