Decoração Zen: Bonequinhas Japonesas - Kokeshis


Oi gente!

Hoje o assunto, mais uma vez, é sobre decoração. Já disse antes que eu adoro o estilo de decoração japonês, zen.  Apostei para vocês sobre o Estilo Zen.

Agora, vou falar para vocês de um acessório de decoração que eu adoro que são as bonequinhas kokeshis. Vocês já ouviram falar? São aquelas bonequinhas japonesas, de madeira, coloridas e super delicadas!

Eu acho lindo e vou contar para vocês o significado e mostrar algumas fotos.

Fica lindo na decoração da casa e você pode colocar na sala, quarto, etc. 

Essas da foto acima são minhas, mas tem muitas outras lindas, de diversas cores que podemos encontrar por aí.

E cada cor tem um significado. Tem também de diversos tamanhos, pequeninha, média e grande. As minhas são médias.

Então, vamos saber mais sobre as Kokeshis:

Kokeshi (em japonês 小芥子 ou こけし) são bonecas japonesas, originárias do norte do país. Elas são manufaturadas em madeira, possuíndo um tronco simples e uma grande cabeça, pintadas com finas linhas para delinear o rosto. Seu corpo tem desenhos florais, pintados sobre fundo vermelho, preto, e algumas vezes amarelo, envernizadas por uma camada de cera. Uma marcante característica das Kokeshi é a ausência de braços e pernas. 

As Kokeshis foram produzidas inicialmente pelos Kiji-shi (artesãos da madeira), em Shinchi, em Tagata (Miyagi), de onde a técnica se espalhou para outras áreas das estâncias termais da região de Tohoku. Diz-se que estas bonecas foram feitas originalmente em meados do período Edo (entre 1600-1868) para serem vendidas como souvenires aos visitantes das fontes termais do nordeste do Japão. 

Consideradas um dos objetos decorativos mais populares do artesanato japonês, as lindas kokeshis estão cada vez mais conquistando e encantando as pessoas. São totalmente artesanais, confeccionadas, geralmente, em cerejeira.

O significado mais atual das Kokeshis  é que elas trazem sorte, felicidade e longevidade.

As Kokeshis são divididas em dois grupos: tradicionais (chamadas de "Dento")  que seguem padrões definidos de cada área do Japão.

São elas: Tsuchiyu, Togatta, Yajiro, Naruko, Sakunami, Yamagata, Kijiyama, Nanbu, Tsugaru, Zao-takayu, e Hijioro.

Significados das cores das Kokeshis:

amarelo-alegria
rosa- delicadeza
azul- inteligência
lilás- beleza
verde- liberdade
vermelho- sucesso
branco- tranquilidade
preto- modernidade






São lindas, né?

Gostaram? Espero que sim! Deixem seus comentários!

Abraços,

 

Comentários

  1. Sao mto fofas. Eu gosto tb dakeles gatinhos sabe? Nao sei o nome, mas tb sao japoneses, com a patinha levantada.. Mto lindos.

    bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São lindas, eu adoro..os gatinhos sei quais, lindos tb!!!
      bjo

      Excluir
  2. Realmente as bonequinhas são um fantástico , estou seguindo o seu blog e te convidando para vc vir conhecer o meu

    http://www.chiquedebonitaa.blogspot.com.br/

    Curta a nossa fan pag
    http://www.facebook.com/pages/Chique-de-bonita/173704792779283?ref=hl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São lindas! Obrigada, já fui lá e segui!
      beijos e volte sempre!

      Excluir
  3. São muito fofinhas não saberia qual escolher adorei todas elas, bjs

    http://dicascoisasdemulher.blogspot.com/2013/03/sorteio-de-uma-necessaire-recheada-com.html

    ResponderExcluir
  4. Cibele são lindas sim, minha mãe também adora enfeites orientais. Na nossa sala temos um samurai, uma gueixa e alguns vasos de porcelana chinesa. Acho lindo e estou pensando em comprar uma dessas para ela.

    www.blogbelissima.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila, elas são lindas, eu amo! Aqui em casa eu tenho também estátuas de Buda, pois sou budista e jardim zen também! Eu queria um monte dessas bonequinhas! fofas demais! compra mesmo, não é cara e tem grande, média e pequena!
      bjo

      Excluir
  5. tenho uma,a cor dela é crua, da cor da madeira. o que significa?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cinta modeladora: conheça os seus benefícios para o corpo e para a postura

Pulseira de prata masculina

Novas tendências de óculos escuros