Beleza Verde: Cosmética Natural: Esfoliantes caseiros para todos os tipos de pele



Oi gente!

Hoje vou ensinar para vocês algumas receitinhas básicas de como fazer esfoliantes caseiros, usando ingredientes que você já tem em casa! Por isso, fica super baratinho e econômico!

Muitas vezes compramos aqueles esfoliantes caros e muitas vezes irritam nossa pele, causam alergias ou não fazem efeito. Por tanto, nada melhor do que fazer um esfoliante natural, caseiro, com ingredientes que além de esfoliar vão hidratar e nutrir a nossa pele. 

Vou ensinar receitas para todos os tipos de pele, para o rosto e outras partes do corpo.

Vamos lá: 



Esfoliação para pele oleosa ou com acne:

- 2 colheres (chá) de açúcar;
- 1 colher (chá) de sumo de limão;
- 1 gota de óleo vegetal ( pode ser amêndoas, uva ou azeite). Esses óleos vegetais, são muito fáceis de encontrar, em qualquer farmácia e são muito baratos. O azeite, provavelmente você tem em casa!

Misture mexendo bem e aplique no rosto em movimentos suaves (sem friccionar muito) e circulares, enxágue em seguida de preferência com água gelada para fechar os poros. Se a pele for muito oleosa aplique 1 vez por semana, se não, pode usar a cada 15 dias.

Esfoliação para pele normal e seca:

- 1 colher (chá rasa) de açúcar;
- 1 colher (chá rasa) de sal;
- 3 colheres (chá) de óleo vegetal ( os mesmos indicados anteriormente);
- 3 gotas de sabonete líquido.

Prepare da mesma forma que a anterior. Aplique de 15 em 15 dias, depois passe um hidratante ou um creme nutritivo, próprio para o seu tipo de pele e de preferência creme facial!


Esfoliação para o corpo:

- 1 colher (sopa) de açúcar;
- 1 colher (sopa) de fubá ( se não tiver, pode ser mais uma de açúcar);
- 2 colheres (sopa) de óleo vegetal ou azeite;
- 1 colher (chá) de sabonete líquido.

Misture bem e aplique no corpo durante o banho. Depois passe um hidratante. 

Atenção: Não aplique no dia em que for se depilar, nem antes nem depois, pois pode irritar a pele. A esfoliação deixa a pele sensível, então não é indicado para pré ou pós depilação.

Dicas

Também é muito bom esfoliar os pés e as mãos, ficam super macios. Para esfoliar as mãos você pode usar somente açúcar e um pouco de óleo de amêndoas. Fica lisinha!
Na hora do banho, utilizar uma bucha vegetal já ajuda muito na esfoliação diária e não muito agressiva. Principalmente na época do calor, é bom. No frio, a pele fica mais ressecada então não precisa tanto usar uma bucha. Troque a bucha regularmente para evitar o acúmulo de bactérias.


Esfoliação hidratante para os pés:

1 colher de sopa de açúcar;
1 colher de sopa de mel;
1 colher de sopa de creme hidratante ou creme nutritivo próprio para os pés (os da Natura são muito bons!)

Misture tudo e aplique nos pés. Serve também para outras partes do corpo, aí coloque hidratante corporal. E para o rosto, pele normal, coloque o hidratante próprio para o rosto. 

Dica: utilizar uma pedra pomes de vez em quando, também é muito bom e ajuda a esfoliar. Sempre que for fazer as unhas dos pés, é bom dar uma esfoliada e hidratar posteriormente.



E aí, gostaram?

Essas receitas são super práticas e como eu disse você pode usar o que tem em casa e fica super econômico! Isso também é ser sustentável na beleza! 

Abraços,



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cinta modeladora: conheça os seus benefícios para o corpo e para a postura

Pulseira de prata masculina

Novas tendências de óculos escuros