Manual da dieta saudável: Alimentos que dão mais saciedade para auxiliar na sua dieta




Oi gente!

Hoje vou começar a dar dicas sobre dieta. Estou na luta pra emagrecer faz um tempo, mas agora comecei sério mesmo. E para me ajudar ainda mais nesse compromisso, vou tentar criar um "Manual da Dieta Saudável", postando aqui, além das dicas de saúde, dicas de dieta, o que pode ajudar quem também está na luta.

Hoje vou falar sobre alimentos saudáveis, que podem nos auxiliar na dieta, pois ajudam a controlar a fome dando mais saciedade. 

Alguns desses são ideais para a hora do lanche, do café da manhã, para comer antes de malhar e também para comer fora de casa...mas também para você fazer substituições na hora do almoço e do jantar.

Muitas vezes ficamos na correria e estando de dieta, não queremos comer qualquer coisa fora de casa, então, esses alguns desses alimentos são uma ótima opção, também, para se levar na bolsa, para comer no trabalho, na faculdade, enfim...

Vamos às dicas então:
 

Banana 


Por que funciona: não parece, mas a banana tem fibras e, por isso, forra o estômago. Também carrega ferro, potássio e triptofano - substâncias que dão pique e diminuem a compulsão a comida. Mas, com 90 calorias, em média, não pode ser consumida à vontade. 

Calorias: 74 a unidade


Damasco 



Por que funciona: desidratado, concentra frutose (açúcar da fruta) e vale por um docinho com apenas 20 calorias por unidade. A sensação de saciedade fica por conta das fibras. 

Calorias: 9 a unidade


Aveia 



Por que funciona: as fibras da aveia se expandem no estômago. Depois, são transformadas numa espécie de gel resistente à digestão, prolongando a saciedade. Se preferir, polvilhe o cereal nas frutas ou no iogurte. 

Calorias: 2 colheres de sopa: 104 calorias 

Dica: faça um mingau, com leite desnatado, canela e adoçante para consumir no café da manhã, começar bem o dia com mais saciedade e mais energia. Também é muito bom para a hora do jantar, perto da hora de dormir, pois dará um conforto maior ao estômago, sem pesar.


Pão integral 



Por que funciona: além de deixar você satisfeita com menos comida - por causa das fibras dos grãos -, pães e massas integrais têm o poder de manter os níveis de açúcar no sangue mais equilibrados, evitando que a fome volte logo. 

Calorias: 29 1 fatia


Chá de ervas 



Por que funciona: chá, em geral, acalma o estômago. Mas se quiser ir direto ao ponto, beba chá de capim-cidreira (reduz a compulsão a comida), verde e de hibisco (acelera o metabolismo, fazendo o corpo queimar gordura, além de serem antioxidantes), cravo e canela (diminui a fissura por doce).

Dica: Já falei do chá de hibisco aqui, excelente antioxidante, não contém cafeína, acelera o metabolismo e auxilia na dieta. Tem um gosto menos ruim do que o chá verde, para quem não gosta deste. 
 

Iogurte 



Por que funciona: rico em proteína, não só aplaca a fome como evita que ela volte rápido. Se quiser esticar a sensação de saciedade, junte aveia. 

Calorias: desnatado, pote de 185 gramas, 78 calorias.

Dica: faça opção pelo iogurte desnatado e natural. Na hora do consumo acrescente adoçante, mel (em pouca quantidade), pode consumir com frutas, granola, mas tudo com moderação.


Amendoim 



Por que funciona: a gordura boa do amendoim regula o açúcar no sangue e rende uma sensação de saciedade prolongada, evitando beliscos. 

Mas não exagere: 10 gramas têm 55 calorias. 
 

Castanha do pará


Por que funciona: acelera o metabolismo e dando a sensação de saciedade. A castanha também retarda o envelhecimento por ser fonte de vitamina E e por reduzir os radicais livres, aqueles que promovem o envelhecimento celular.

Mas atenção: não exagere. A recomendação da nutricionista é que seja ingerida uma castanha por dia.

Calorias: 27 a unidade


Granola

 

Por que funciona: comer granola no café da manhã e nos lanches ao longo do dia contribui para manter-se num peso saudável pois, a granola é um alimento que mesmo consumido em pequenas quantidades causa saciedade pelo seu alto teor de fibras.

Calorias: vai depender muito do que ela contém. Por isso, verifique na embalagem da marca que você comprar.


Batata-doce



Por que funciona: segundo cientistas, esse tipo batata contem uma espécie especial de amido que resiste a enzimas digestivas, fazendo com que ela fique no estômago por mais tempo mantendo seu corpo saciado. A batata doce também é rica em vitamina A e C.

Calorias: 1 xícara de chá picada: 230 calorias


Whey Protein



Por que funciona: a proteína é conhecida como inibidora de apetite, mas parece que a whey protein, ou proteína do soro do leite, é ainda mais eficiente nesse quesito. Uma pesquisa recente mostra que depois de consumir uma refeição liquida com esse tipo de proteína as pessoas tendem a consumir significativamente menos calorias na refeição seguinte.

O Whey protein é uma fonte de proteínas com poucas calorias e muito pouca gordura. 85 g (2,5 porções) de Whey Protein fornece, em média, 335 kcal/ 66g de proteína/ 5 g de lipídeos.  

Dica: Você pode substituir uma refeição tomando um shake com whey protein e uma fruta, por exemplo, ou puro com leite desnatado ou água.

Maçã



Por que funciona: aqui não importa se você prefere maçã vermelha ou verde, pois as duas têm o poder de diminuir sua fome. Essa fruta é rica em fibras solúveis e pectina, que cria um efeito de saciedade. A maçã também ajuda a regular a quantidade de açúcar no sangue e aumenta o nível de energia no corpo. Ela é uma boa opção para lanches por que exige uma mastigação lenta, dando tempo suficiente para seu corpo perceber que está satisfeito.

Calorias: 78 a unidade

Ovo


Por que funciona: estudos revelam que comer um ou dois ovos no café da manhã faz com que as pessoas se sintam mais cheias do que ao ingerir um pão com a mesma quantidade de calorias. Isso seria refletido durante o resto do dia, já que durante a pesquisa aqueles que começaram comendo um ovo ingeriam em média 330 calorias a menos do que os demais.

Faça opção pelo cozido, que possui 71 calorias a unidade.
 

Café



Por que funciona: se consumido em excesso essa bebida pode deixá-la agitada e nervosa. Porém, o café em uma quantidade moderada, de uma ou duas xícaras por dia, pode acelerar o metabolismo e inibir o apetite. Isso acontece devido à cafeína e aos antioxidantes presentes na semente do café. Porém, o açúcar e o creme podem suspender esses efeitos positivos.

Café com adoçante: 2 calorias; com leite desnatado: 28 calorias; com açúcar 26 calorias; com leite integral 45 calorias.
 

Amêndoas



Por que funciona: a amêndoa é o primeiro alimento da lista de inibidores naturais de apetite publicada pela revista 'Shape'. Ela é uma ótima fonte de antioxidantes, vitamina E e magnésio. Mas esses não são os únicos benefícios da amêndoa. Segundo estudo apresentado na Obesity Society Annual Scientific Metting, ela é capaz de aumentar a sensação de saciedade e ajuda a controlar o peso.

Calorias: 6 a unidade
 

Água



Por que funciona: controlar seu apetite pode ser mais simples do que você imagina. De acordo com um estudo publicado em 2012, pessoas que bebem dois copos de água antes das refeições comem entre 75 e 90 calorias a menos do que aquelas que não tomaram água.

Essa, claro, podemos consumir à vontade!

Leite desnatado



Por que funciona: se você tende a atacar tudo que vê pela frente durante a TPM experimente beber leite desnatado. Estudos mostram que mulheres que consomem pelo menos uma porção de produtos lácteos por dia durante as duas semanas anteriores à menstruação têm uma diminuição significativa de seu impulso de consumir guloseimas, doces e carboidratos processados.

Calorias: 1 copo 66 calorias 

Arroz integral



Por que funciona: esse tipo de arroz, que vem com a casquinha, leva mais tempo para ser digerido do que o branco. E enquanto o estômago está cheio, você não pensa em comida.  

Calorias: 1 colher de sopa de arroz integral cozido: 34 calorias



Para saber sobre calorias de todos os alimentos acesse aqui:

http://boaforma.uol.com.br/tabela-calorias


Bom, espero que tenham gostado!

Fazer dieta não é uma tarefa fácil, mas com muita força de vontade a gente consegue!

Agora, vou ficar firme e trazer mais dicas para vocês. Espero ajudar quem estiver nesse mesmo caminho!

Abraços,






Fonte: 
 http://saude.terra.com.br/dietas/veja-25-alimentos-que-podem-controlar-sua-fome,203aaf8cd6708310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html
http://boaforma.abril.com.br/dieta/aliados-da-dieta/25-alimentos-seguram-fome-687572.shtml

Comentários

  1. Adoro todos os produtos que destacou Ci e alguns estão na minha reeducação alimentar como o whey, granola, cereais, pão integral, yogurt e as claras do ovo, não vou dizer que esta sendo maravilhoso me reeducar quanto a alimentação cortando algumas coisas que adoro comer, mas minha saúde em 1° lugar, minha médica disse para não ser tão radical agora que ainda estou engatinhando, mas aos poucos chego lá.

    Bjokas
    Leca
    Comunidade da Beleza.

    ResponderExcluir
  2. Oi flor gostei das dicas preciso fazer uma reeducacao alimentar,,,,vou tentar beijus!!!!!!!!!!!
    vivibuterfly.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Belíssima postagem e de importancia sem igual.
    Algumas eu já sabia, outras desconhecia totalmente.
    Bom demais, vivendo e aprendendo.
    bjs
    Ritinha

    ResponderExcluir
  4. Todo dia estou lendo sobre dieta para que eu tenha motivação para isso, hehe.

    http://my-little-candy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adoro esses posts sobre dietas, pois estou fazendo também há alguns meses e tenho me esforçado muito.

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Adddooooreii as dicas hihi beeijos

    Como disfarçar as olheiras??? O assunto é meio que babado, mas será que você faz isso direito? Como acabar com as olheiras? Não precisa de quilos de maquiagem no rosto, apenas um bom corretivo, pincel e o seu dedo anelar
    Veja o resto d post no link abaixo:
    http://www.blzinteligente.com/2013/10/como-disfarcar-as-olheiras-com.html

    ResponderExcluir
  7. Admiro tanto quem tem essa determinaçao, tambem estou super precisando
    rever minha alimentação e emagrecer pelo menos 10k, não só pela estética
    mas principalmente pela saúde, mas vivo na correria e comendo qualquer coisa...
    Mana, adoro a maioria desses alimentos, inclusive todos os tipos de chas, mas o tempo as vezes é nosso inimigo.
    Bjs*
    www.lidiaklg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ótimas dicas Cibele manter o corpo em forma não é fácil, beijos *-*

    http://cidocemulher.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Onde acho ess aproteina? Ainda não experimentei a whey!

    http://www.aliexpress.com/item/New-Womens-Optical-Illusion-Colorblock-Cap-Sleeve-Bodycon-Party/1169861888.html?s=p

    ResponderExcluir
  10. Também preciso emagrecer, vou experimentar o whey protein para ver se me ajuda, adorei suas dicas.
    BJS :)

    http://soumaedecinco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas , preciso começar uma dieta pra perder os kilinhos que ganhei na gravidez
    beijos
    onossonude.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Opa dicas maravilhosas
    amei tudo menos o arroz integral amiga
    ele não desce kkkkk
    já tentei e não consigo
    lindo dia bjs

    sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ai amiga força pra sua dieta, com certeza essas dicas vaor ajudar muito quem está nessa luta tbn
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  14. Oi Cibele!!
    Adorei as dicas alguns desses alimentos já consumo diariamente.
    Beijos

    detudoumpoucosil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Amiga adorei o post,eu adoro granola,mas como com cautela,já o arroz integral,ainda sou resistente para comer ,em breve vou tentar adotar ele no meu cardápio.
    http://blogdonadecasatambemsearruma.blogspot.com.br/
    http://deusguianossospassos.blogspot.com.br/
    http://literalmentelivrosefilmes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Amei as dicas amiga
    Estou na luta aqui também
    Bjkas
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Amei as dicas.
    Aveia e eu , um caso de amor , rs.
    Também estou na dieta , já perdi seis quilos.
    Estou torcendo por você.
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Te todos os itens o único que não comi ainda é o arroz integral, os outros fazem parte do meu dia-a-dia aqui em casa.
    O que mais prezo aqui em casa é uma alimentação saudável.
    Obrigada por compartilhar!
    Bj

    Blog: Femme Digital- Mãe, Esposa, Mulher!

    ResponderExcluir
  19. òtimas dicas eu tbm preciso emagrecer
    bjus
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Adorei as dicas amiga ... estou tb levando a sério por aki ...
    Beijos carinhosos e esperamos sua visitinha.

    Roberta & Luma
    http://princesaluma.blogspot.com.br/
    motivosparaestareserfeliz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Ixi amiga, tamo junta viu? To gravida e fazendo dieta pra não engordar além da conta. Pensa na dificuldade da pessoa aqui! kkkkkk
    Beijos

    www.amaecoruja.com

    ResponderExcluir
  22. E esses produtos não são tão difíceis de incluir no dia-adia
    Basta mesmo força de vontade.

    Carlah Ventura
    Blog Intensa Vida

    ResponderExcluir
  23. Gosto da maioria desses alimentos embora eu não queira emagrecer ao contrário quero engordar, vou incluir alguns no dia a dia só não gosto mesmo é de amendoim, bjs

    http://dicascoisasdemulher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Consegue sim flor! Estamos na luta!
    Bjos
    Tatty
    http://diariomaedeprimeiraviagemtatty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. São tantas opções boas e fáceis de trocar, mas vamos que vamos pro em prática e nos reeducarmos, bjs

    ResponderExcluir
  26. Adorei Ci! E depois que casei, HOJE fui no mercado e comprei banana e maçã rs
    Estou no caminho certo! :D
    Acho que comer ovo no café da manhã deve ser estranho hehehe
    Beijo no bolso!
    Tô Barata, mas tô na moda! | Facebook

    ResponderExcluir
  27. Tudo que vc indicou eu como, mas o tal do arroz e pãp integral esse está difícil pra aceitar.
    Procuro comer mais frutas e beber mais líquidos.
    bju

    ResponderExcluir
  28. Dicas são sempre bem-vindas, vale super a pena pegar algumas e colocar no dia-a-dia.. adoro!

    Bj
    Tamara
    http://queesmalteusohoje.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Adorei o post e super explicadinho com as calorias, ainda não experimentei o arroz integral, preciso começar a mudar habitos e incluir alimentos fuincionais aqui em casa. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  30. legal as dicas pra quem precisa, aqui tenho de engordar kkk
    bjo

    ResponderExcluir
  31. Também estou lutando aqui para ficar mais magra. kkkkk
    Amei o post, bem explicadinho sobre os benefícios e as calorias.
    Te convido a conhecer o meu blog.
    Bjoo

    Jéssica

    www.minhasfeminices.com

    ResponderExcluir
  32. Nossa Cibele que ótimo esse post! vou comer maça e beber água antes das refeições! voltei a tomar café e que ótimo durante quase toda a amentação tomava chá de camomila!! vou pegar as dicas e praticá-las!! ^_^ não conhecia o Whey vou vê se acho também!
    lindo final de semana!
    bjos

    ResponderExcluir
  33. Oi minha querida,

    Dicas de dieta são sempre boas. Tb estou nesta luta! rsrs


    Abraços carinhosos, Genis e JM
    http://www.reciclandocomamamae.com
    http://www.mamaesemrede.com/
    http://umdivapara3.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Olá

    Voltei e também já estou seguindo. Adoro estas dicas e informações

    Beijos
    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cinta modeladora: conheça os seus benefícios para o corpo e para a postura

Pulseira de prata masculina

Novas tendências de óculos escuros